quarta-feira, 3 de abril de 2013

Guia Brotheragem #3 - Tutorial rápido de mangás

Opa! Bem vindos a mais um Guia Brotheragem!

Nessa linda postagem eu farei uma rápida inicialização aos mangás que são as histórias em quadrinhos japonesas. Sim, mangás SÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SIM! Eu estou colocando isso em Caps Lock, o que significa que é muito sério, porque a maioria das pessoas que se consideram Otakus (caso não saiba o que seja essa palavra ela estará no meio do seu popóvisk da postagem em algum lugar por aí) dizem que Mangás são totalmente diferente de quadrinhos.


Diferenças de um mangá para uma revista em quadrinhos ou uma HQ:

- São lidas no sentido oriental, ou seja, do final para o início da "revista" e lidas da direita para a esquerda como mostra a figura abaixo. Saber isso é fundamental para se começar a ler um mangá por que se não você vai começar lendo o final da história e ir seguindo para o que seria o início e não vai entender merda nenhuma.
Sentido de leitura de um mangá
- As páginas são em preto e branco, ou seja, se você esperava encontrar cor em um mangá, pode esquecer. Mas as vezes o desenhista manda 2 a 5 páginas coloridas para a felicidade dos fãs, sendo que isso é extremamente raro.
PS: A capa é colorida tá? 
Página do mangá Kuroshitsuji (Black Butler em inglês)
- São divididas em várias categorias, algumas delas (as que eu me lembro) são o shounen, shoujo, yaoi, yuri, hentai, edumangá e gekiga.

SHOUNEN: Estilo de mangá mais voltado pro público masculino (mas as garotas podem ler tá) e com temas de ação, lutas, amizade e aventuras. Dragon Ball, One Piece anime e mangá eterno, essa merda nunca vai acabar, Naruto e Bleach são exemplos hiper mega ultra blaster master são fucking josé with lazers in hell super clássicos e que fazem muito sucesso até hoje. Os traços do desenhos nos mangás desse estilo são mais pesados, segue o exemplo abaixo:
Mangá de Bleach
KAMEHAMEHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
SHOUJOS: São os mangás mais voltados para o público feminino (mas os garotos podem ler também falows). Retratam o romance, o namoro e todos os conflitos conflitantes que preocupam as garotinhas juvenis ou até os garotos e que geram situações engraçadas e, as vezes, constrangedoras. A maioria das personagens principais são muito tímidas, mas as histórias são envolventes e divertidas. Os traços são mais leves, já que são voltados para as meninas e a "decoração" do mangá tende a ser muito fofinha, cheia de flores, bolhinhas, coraçõezinhos entre outros, ou seja, normalmente não é muito atrativo para os rapazes.
PS. para os rapazes: Eu aconselho a leitura de mangás shoujo se você quer tentar entender um pouco as garotas, principalmente as meninas Otakus. Eu, por exemplo, me identifico em uma boa parte das personagens.
Mangá Bokura ga Ita. Note a leveza dos traços do desenhista.
YAOI/YURI: São mangás que retratam o homossexualismo. Yaoi é o mangá gay e o Yuri é o mangá lésbico e podem conter apenas o romance, namoro ou podem conter também relações sexuais. Lembrando que preconceito contra homosexuais é feio e se você é preconceituoso os Vingadores vão aí na sua casa chutar a sua bunda e você vai levar uma surra de madeira derretida, depois a turminha do barulho Liga da Justiça vai soltar zilhoes de raios lasers e o BÁTIMA vai te mandar um sermão tão grande que você vai sentar num canto escuro em posição fetal e ficar chorando por três meses. Logo em seguida o Goku vai mandar um KAMEHAMEHA na sua bunda e vai te chamar de "Bostão" pro resto da semana e então você vai ficar conhecido como bostão e ninguém nunca mais lembrará seu nome e você sofrerá bulling pro RESTO DA SUA VIDA! a 'puliça' vai aí na sua casa te prender.
Pessoa super conhecedora da Puliça 
Como eu estava dizendo, os mangás Yaoi/Yuri possuem seus fãs. Uma boa parte das Otakus moléres (O termo Otome é incorreto) que eu conheço curtem histórias Yaoi por que acham bonito a relação de carinho que um homem tem por outro. Já os homens eu não sei se curtem Yuri por que eles nunca me contam nada, mas devem curtir, sei lá.
PS: não procure Yaoi no Google imagens a não ser que você queira ficar traumatizado...
Naruto é um exemplo clássico de Yaoi... não, péra...
HENTAI: Este gênero não é indicado para menores de 18 anos por conter imagens fortes demais para quianças como você. São mangás com o tema Sexo, ou seja, você não pode ver. São histórias que normalmente não tem romance nenhum e tem pervertidos pra caramba. É quase assédio sexual publicado em uma revista e não é usado pra relatar uma relação sexual normal entre um casal. Chamar uma pessoa de Hentai significa que ela é tarado, mas sem a conotação suja e doentia. É comum o termo Hentalização de um mangá ou anime, ou seja, pegar os personagens de um anime inocente e transformar em um hentai. Existem sub-categorias nesse gênero. Clique aqui para ver um exemplo de Hentai.

EDUMANGÁ: São mangás voltados para o ensino, livros didáticos no estilo mangá. Um exemplo abaixo:

GEKIGA: É o estilo voltado pro público adulto (não quer dizer adulto no sentido pornográfico) e contem histórias mais dramáticas, realistas ou não, com temas e linguagens mais adultas. Caracterizados por tramas psicológicas, busca de lei e/ou vingança, armas (de fogo, espadas, adagas e tonfas), sangue, mortes, guerras, flashbacks, máfia, brigas de rua, drogas, corrupção entre outros.
Exemplo de Gekiga

GLOSSÁRIO

OTAKU: Aqui no Brasil o termo é usado para caracterizar pessoas que gostam de animes e mangás, curtem ir a eventos, gostam de fazer cosplays entre outras coisas.
OTOME: Termo incorreto para descrever uma garota que é Otaku. Otome significa donzela e não tem nada a ver com o termo Otaku.
COSPLAYS: Pessoas que se vestem de seus personagens favoritos, normalmente para algum concurso.
Cosplay da Lucy de Fairy Tail
COSPOBRE: Os cosplays que são avacalhados e fazem muita gente rir:
Cospobre do INVENCÍVEL Homem de Ferro
SUGESTÕES DE MANGÁS: 
* Fairy Tail
* Kuroshitsuji
* Death Note
* Bokura ga Ita (só achei em inglês)
* Mirai Nikki
* Toradora
* Lucky Star

Estes são os que eu já li ou assisto ao anime.
Símbolo Internacional dos Otakus. Konata de Lucky Star
Espero que tenham gostado e entendido. Aguardem o guia Animes que vem aí.











Comentários
0 Comentários