quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ciência dos Quadrinhos #2: Lançadores de Teia do Homem Aranha

Se você assistiu o filme Espetacular Homem Aranha ou tem um mínimo conhecimento sobre HQs do aranha deve saber que sua teia não sai pelo cu é orgânica, e existe um dispositivo utilizado para disparar finos fios de um fluido de teia especial em alta pressão que é chamado de lançador de teia.






Peter Parker já era um gênio na escola antes de ser picado pela aranha radioativa, porém depois desse acontecimento surgiu a necessidade de criar um dispositivo para o ajuda-lo então veio a ideia do lançador de teia.


Os lançadores de teia são um par de dispositivos usados nos pulsos para disparar fio finos de um fluido de teia especial em alta pressão. O fluido de teia é um líquido delgado cuja fórmula é desconhecida, mas é relacionada ao náilon. Em contato com o ar esse fluido forma uma fibra extremamente firme, flexível e muito adesiva. A qualidade adesiva do fluido diminui rapidamente em contato com ar, por isso o aranha tem que ficar toda hora soltando teias novas para não despencar dos prédios de Nova York.
Agora você me pergunta, "o que acontece depois que o homem-aranha solta suas teias no bandido ele fica preso e o teioso vai embora"? Simples, o bandido ficará apenas de uma a duas horas preso sob a confortável e agradável teia até que ela se dissolva e vire pó, e a polícia já tenha chegado.
Lançador de teia

Mas vamos falar do lançador, ele é feito de aço inoxidável. No pulso encontram-se pontas de aço afiado que furam os cartuchos quando estão em suas posições. A válvula é acionada por um gatilho na palma da mão que é protegida por uma mola de aço como podem ver na figura acima, o gatilho fica acionado no topo da palma da mão para evitar o disparo acidental. O compartimento da bateria é prova d'água pois é protegido com um pequeno selo de borracha. 
Quando o gatilho é apertado o fluido entra encontrado com o ar e se solidifica formando desde uma única linha até formas complexas, graças às aberturas ajustáveis encontradas na saída do anel regulável Isso quer dizer que... Por exemplo se Peter quer lançar as teias finas para ficar se balançando ele ajusta de um jeito o bocal e se ele que soltar bolas de teias para bater nos bandidos ele ajusta de outro jeito e assim por diante...
A resistência da teia está estimada em 54 quilogramas por milímetro quadrado. E a teia é lançada com uma pressão que pode alcançar uma distância de cerca de 10 metros.
Agora não me perguntem como um garoto de 15 anos conseguiu criar uma coisa tão complexa em tempo tão recorde.

  • Universo Ultimate: 

No Universo Ultimate Peter Parker cria sua teia a partir da fórmula incompleta deixada pelo seu pai. Ele termina o algorítimo do fluido de teia e constrói o lançador simples né?!


Depois de sua morte, o legado de homem aranha passa para Miles Mirales o neguim que nao era inteligente o suficiente para construir suas teias. Então na edição numero 14 de Ultimate Comics Homem-Aranha ele ganha de presente da tia May os lançadores de Peter para auxilia-lo a combater o crime em Nova York.

Miles recebendo o lançador de tia May

Espero que tenham gostado, comentem o que acharam e deem sugestões para os próximos ciência dos quadrinhos... =D

Ah e se você não viu veja o Ciência dos quadrinhos #1
Comentários
0 Comentários